Integração, ensino, serviço e comunidade é tema de Roda de Conversa na 1ª Jornada Odontológica do Sertão de Pernambuco

A 1ª Jornada Odontológica do Sertão de Pernambuco (JOSPE) abriu espaço para a roda de conversa com a temática: Integração, ensino-serviço e comunidade, às 16h, neste primeiro dia de evento no Hotel Cruzeiro em Arcoverde.
O assunto teve como mediadora a professora doutora, Arine Lyra. “O Campus de Arcoverde traz nessa diretriz uma inovação para o curso de Odontologia, que passa a ter uma formação mais consciente no entendimento da comunidade. E aqui na cidade isso é possível graças a parceria com a gestão municipal, que dispõe de profissionais das UBS, como preceptores desses estudantes”, explicou coordenadora de Educação e Saúde, Socorro Vidal
Tivemos essa preocupação em abrir as portas e ampliar o campo de prática dos estudantes desde o início. Ganha o município, o aluno, mas principalmente o usuário com a também possível ampliação dos serviços como o CEO Escola, que já existe projeto para funcionar no município”, enfatizou secretária municipal de Saúde, Andréia Britto.
O debate ouviu as experiências de todos os presentes entre os preceptores, estudantes, gestão e universidade. O foco foi voltado nas limitações diárias vivenciadas e discutidas possibilidades para soluções das questões como capacitação dos preceptores, infraestrutura, acolhimento, financiamento, entre outros sub temas, que terão encaminhamentos.
Saímos daqui com a sensação de que estamos no caminho certo do diálogo entre todas as instâncias. Faltam apenas dois períodos, para nossos primeiros estudantes do Campus Arcoverde se tornarem odontólogos e temos a convicção que teremos profissionais ainda mais humanos diante da realidade das demandas da comunidade.”, finalizou Socorro Vidal.
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário