Arcoverde inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira


Tem início nesta segunda-feira (24) em Arcoverde a 19ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza/H1N1)

As pessoas - que fazem parte do público alvo - devem procurar as unidades de saúde mais próximas de casa, levando cartão de vacinação, cartão do SUS e um documento de identidade.
No dia 13 de maio está marcado para acontecer o Dia D de mobilização, data em que todas as unidades de saúde da família estarão funcionando das 8h às 17hs. A campanha segue até o dia 26 de maio. Em algumas cidades do Estado como a capital Recife, Caruaru e Itaíba iniciaram a vacinação na segunda-feira passada.
Segundo Michelle Novaes, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) na secretaria municipal de saúde, "o público alvo para se vacinar contra a gripe é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da área de saúde (que atendem ou cuidam de pacientes em risco de ter Influenza), índios aldeados, professores (escolas públicas e privadas), portadores de doenças crônicas mediante comprovação, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade".
A meta é atingir 90% de cada público alvo, chegando a vacinar um total de 19.017 pessoas na cidade e zona rural. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. No ato na vacinação o professor deverá apresentar alguns dos documentos como Carteira de Trabalho, contracheque ou crachá e ser da ativa.
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo ou apresentou reação anafilática em vacinação anterior. Com informações do De 1ª Categoria e assessoria de imprensa da PMA.
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário