Itaíba: Projeto Contação de Histórias leva literatura para mais de 800 crianças


Nesta quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, a Secretaria de Educação de Itaíba

encerra um dos projetos inovadores implantados já nos primeiros 100 dias do governo comandado pela prefeita Regina da Saúde (PTB): o Contação de História. Sua maior virtude, segundo o Secretário de Educação, Júnior Cezar, é levar a literatura para mais de 800 crianças em todo o município através das histórias do escritor Monteiro Lobato.
A ideia do projeto foi da equipe  de coordenação da Educação do Campo, que tem na Coordenação Geral a professora Valéria Vieira, além das supervisoras rurais e coordenadoras de setores. Outro objetivo do projeto é comemorar a semana do livro infantil e para isso o incentivo a leitura foi levado a mais de  20 escolas rurais do município.
Com a apresentação de personagens históricos da obra do Sítio do Pica Pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato, como a boneca Emília que encantou as crianças por onde passou o Contação de História despertou nos alunos das escolas o prazer e a magia da leitura. De acordo com a coordenadora Valéria Vieira, o projeto fez surgir Emílias em vários locais por onde passou.
O projeto será encerrado nesta quinta nas escolas: São Sebastião e Coronel Francisco Martins de Albuquerque. As coordenadoras e supervisoras que levaram a magia da literatura para as crianças já percorreram as escolas João Pires, Tiradentes, M. João Pires, Dr.Godofredo, Dom Helder, Otacílio Ferraz, Machado de Assis, Padre Inocêncio, São Geraldo, José Catolé, XV de Novembro, Marco Maciel, Carmelinda Mendonça, Duarte Coelho, 21 de Abril, Epitácio Pessoa, Antônia de Souza Catolé, Dom Vital, Clarice Ramos e Dom Pedro II.
O trabalho só foi possível graças ao empenho das supervisoras rurais que atuavam como leitoras das histórias e das coordenadoras de setores: Soneide Alves, Valéria Amaral, Ieda Ferreira, Genilda Floriano e Adriana Pascual. 
Para a prefeita Regina da Saúde, “a Educação é um dos carros chefes de seu governo e para isso não medirá esforços para atrair novas conquistas, como a futura escola de 12 salas conseguida em Brasília, assim como desenvolver ações e projetos inovadores, de custo baixo, mas de alcance enorme para beneficiar nossas crianças”. 
Reportagem do blog a Folha das Cidades
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário