Recife Antigo com menos assaltos


Ocorrências de Crime contra o Patrimônio (CVP) reduziram 59% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016

Resultado é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Companhia Independente de Apoio ao Turista – CIATur que atua em grandes eventos turísticos no Estado e passou  a atuar no policiamento ostensivo do Recife Antigo, a partir de 02 de janeiro deste ano. Um levantamento feito pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE/SDS apontou que entre os meses de janeiro e março de 2016 foram registradas 155 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio – CVPs, que engloba todo tipo de roubo. Já nos três primeiros meses de 2017 houve queda nos números, contabilizando 65 registros, uma redução de 59% nas ocorrências, se comparado com primeiro trimestre de 2016.
O capitão Davi Cunha, responsável pelo Policiamento Ostensivo da CIATur, explica que a  Companhia incrementou a segurança da área com uma modalidade mais aproximativa  de policiamento. “Procuramos fazer um policiamento mais efetivo e próximo da população, para isso, além do policiamento com viaturas, inserimos o policiamento com uso de Segways, que permite uma maior aproximação das pessoas com o efetivo lançado no terreno”, destacou o capitão.
Para ele, o perfil dos policiais da CIATur também contribui para um melhor resultado. “Temos um efetivo já habituado com grandes eventos, a exemplo dos carnavais de Olinda, e agora estendemos nossa atuação ao Recife Antigo que costuma sediar festas nos fins de semana, reunindo grande número de pessoas”, ressalta.
O comandante da Especializada, major Giovani Nascimento comemora o resultado da segurança também durante a temporada dos Cruzeiros no Porto do Recife, que neste ano recebeu 22 navios estrangeiros. Segundo ele, a temporada transcorreu com tranquilidade e dentro do planejamento da Companhia. “Nosso objetivo é otimizar melhor os meios disponíveis para dar maior sensação de segurança aos frequentadores locais e turistas”, destacou o major.
POLICIAMENTO - Atuando há 1​3  anos no Estado com um policiamento especializado, voltado para o turista, a CIATur possui em seu quadro efetivo policiais bilíngues, com formação em história e capacitação em Qualidade no Atendimento, qualificações específicas para esse tipo de trabalho, especialmente voltado para o turista que visita o Recife Antigo, bem como outros pontos turísticos bastante visitados de Pernambuco.
“Atuamos nos grandes eventos como a Paixão de Cristo, Carnaval e São João, que costumam reunir grande número de pessoas vindas de todas as partes do mundo”, destacou o comandante da CIATur.

 Foto: Djair Pedro

Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário