Caminhada do Forró de Arcoverde terá três paradas para saudação aos Santos Juninos

A Caminhada do Forró é o evento diurno mais concorrido do São João de Arcoverde é uma das festas que compõem o Calendário Cultural Oficial do Município.


A diretoria do Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR, entidade que há sete anos realizada a festança, promete novidades para edição de 2017.
A Caminhada, que acontece no próximo sábado, dia 24 de junho, colocará nas ruas de Arcoverde elementos dos autênticos festejos juninos, além de incorporar ao cortejo outras manifestações da cultura tradicional da Região.
A música que será executada desde a concentração, passando pelo trajeto, e durante a apoteose é o legítimo forró de raiz ou pé-de-serra, como queiram. Como forma de colocar o povo para cantar o repertório escolhido, os organizadores distribuirão aos participantes um folheto de cordel com as letras das músicas que serão executadas no cortejo.
A concentração inicia a partir das 10h no Bar Madeira de Lei, localizado nas proximidades da Estação da Cultura, onde os Brincantes Juninos serão recepcionados por grupos culturais, tais como quadrilhas, bacamarteiros, banda de pífano, brincantes de pernas de pau, bois, ursos e jaraguás, dentre outros. Ali se revezarão no palco poetas, declamadores, aboiadores, atores e músicos, que irão fazer as suas performances ressaltando a defesa das tradições do ciclo junino da Região Nordeste.
A Caminhada, além de se constituir em mais um espaço para artistas apresentarem sua arte, funciona como mostra, principalmente aos mais jovens, da riqueza cultural que envolve as tradicionais festas juninas do Nordeste Brasileiro, servindo nesse aspecto para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter acesa essa tradição.
Uma grande novidade da Caminhada do Forró em 2017 será a introdução de três paradas em pontos do seu itinerário, para saudação aos Santos Juninos (ENTREGA DAS BANDEIRAS): Santo Antônio, São Pedro e São João. Em cada ponto haverá um(a) poeta posicionado para fazer uma declamação reverenciado um dos Santos. Após a saudação, o declamador(a) receberá a bandeira do Santo e seguirá na Caminhada até o próximo ponto, onde o ritual se repete. No terceiro ponto, haverá a passagem da bandeira do Santo do dia, São João, e uma vez completada a tríade da santidade junina, o cortejo seguirá para a apoteose dentro do Centro Comercial de Arcoverde - CECORA, local onde se realiza a feira do centro da Cidade.
Participarão destes momentos de louvação aos Santos os poetas Diosman Avelino (Pesqueira), Túlio Araújo (Sertânia) e, de Arcoverde, Cléa Camelo, Márcia Moura e Irasson.
Dentro do CECORA será montada estrutura especialmente para receber a Caminhada com palco, bares e barracas de comidas típicas, onde serão servidos pratos da gastronomia sertaneja, em especial as iguarias de milho.
Outro item que este ano será reforçado é a segurança dos brincantes, estando programada a presença de paramédicos e ambulância, além do costumeiro apoio da Polícia Militar e de equipe contratada para ordenar o cortejo.
A camisa do evento, cuja arte foi feita especialmente para a festa pelo artista plástico Sebastião Rodrigues, retrata o homenageado da Caminhada, o músico Valdecir Vicente, sanfoneiro em atividade há mais tempo na Região. Esta camisa será lançada no próximo dia 16, em evento que ocorrerá no Bar Tom Chopim na Praça da Bandeira em Arcoverde.
A Caminhada do Forró, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, Fundarpe, SESC, Grupo Socorristas Voluntários de Arcoverde e de empresas amigas da cultura, sem dúvida, é um ponto alto do São João de Arcoverde, o qual é reconhecido como um dos maiores polos de animação das festas juninas do Nordeste. É um evento que tem como tônica devolver um pouco do nosso autêntico São João aos foliões juninos que ano após ano vão a Arcoverde para brincar uma festa onde se garante a manutenção das tradições dos "arraiais do Sertão Nordestino".
QUER RECEBER MATÉRIAS DO NOSSO BLOG – Manda um zap para nossa redação com a palavra Notícia (87.99946.0041)
QUER ANUNCIAR NO BLOG MAIS ACESSADO DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – Ligue agora mesmo para nossa área comercial: 87.99946.0041 / 0042.
 
VOCÊ REPÓRTER – Envie sugestões de pauta para nosso blog 87.99946.0041 / 0042 ou tribunadaregiao@hotmail.com
 
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário