Visão: Governo de PE beneficia 5 mil alunos em Garanhuns

Ação das secretarias estaduais de Saúde e Educação será em parceria com a FAV, Fundação Onesight e Lafepe.


Pernambuco tem sido destaque nacional em rankigs da educação pública no Brasil, tendo o melhor ensino médio do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Governo do Estado, além de investir em estrutura física das escolas e em intercâmbio para os estudantes, entre outras iniciativas, também tem se preocupado com a saúde ocular desse público, já que enxergar bem é indispensável para auxiliar no rendimento e bem-estar escolar.
O Projeto Boa Visão, desde 2012, vem trabalhando para que os estudantes sejam consultados com oftalmologistas, façam exames complementares e recebam óculos gratuitamente. Desde o início, já foram realizadas mais de 87 mil consultas e disponibilizados 49 mil lentes corretivas. Nesta semana, o Boa Visão chega ao Agreste pernambucano para beneficiar 5 mil alunos de Garanhuns e dos demais 20 municípios que integram a V Gerência Regional de Saúde (Geres). As atividades começam na tarde desta segunda-feira (12.06), a partir das 13h30, na Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), seguindo até o dia 23.06. Em anos anteriores, a iniciativa já beneficiou a região de Arcoverde e Salgueiro.
As consultas serão feitas pela Fundação Altino Ventura (FAV). No local, estarão médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos, recepcionistas e tradutores para atender aos alunos de mais de 50 escolas da região, sendo as de ensino médio e fundamental estadual e as do ensino infantil municipais. Além disso, 50 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil), ligados à Fundação Onesight, serão responsáveis pela fabricação dos óculos, que também serão fornecidos pelo Lafepe.
“Essa é uma ação fundamental para melhorar o rendimento dos estudantes em sala de aula e para melhorar sua vida como um todo. Por meio das consultas, conseguimos detectar aqueles que precisam fazer uso de óculos ou que precisam de exames complementares”, afirma a coordenadora do Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.
O Boa Visão é uma parceria das secretarias estaduais de Saúde e Educação. Para essa ação, além da FAV e da Fundação Onesight, houve o apoio dos municípios participantes e da V Geres – Garanhuns na organização e financiamento.
Programa Ganhe o Mundo – Alunos da rede estadual que participaram do Programa Ganhe o Mundo, que oferece intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola, irão atuar no mutirão como intérpretes para os profissionais e para a população. A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School. Ao todo, 30 estudantes participam do mutirão em Garanhuns.
Dados – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco criado a partir da Lei nº 14.511 de 07 de Dezembro de 2011. Desde o início do Projeto, já foram realizadas 87.637 consultas oftalmológicas e entregues 49.056 óculos corretivos. Além da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Boa Visão também tem a participação da Secretaria Estadual de Educação (SEE).
QUER RECEBER MATÉRIAS DO NOSSO BLOG – Manda um zap para nossa redação com a palavra Notícia (87.99946.0041)
QUER ANUNCIAR NO BLOG MAIS ACESSADO DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – Ligue agora mesmo para nossa área comercial: 87.99946.0041 / 0042.
 
VOCÊ REPÓRTER – Envie sugestões de pauta para nosso blog 87.99946.0041 / 0042 ou tribunadaregiao@hotmail.com
Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário